segunda-feira, 16 de abril de 2012

Quem mais ajuda é que não atrapalha

Discursos que desqualificam iniciativas populares me dão um cansaço. ''Ah é classe média? Então tá protestando por quê?''; ''Ah tem iphone?''; 'Ah mora em prédio e protesta contra prédios''. Por favor, finalmente grupos se mobilizam pra discutir nossa cidade. Recife vive um momento de ''desenvolvimento'' estilo rolo compressor que nos oprime enquanto moradores que quer se reconhecer no ambiente onde mora. Eu, enquanto recifense, estava (estou) vivendo momentos de angústia porque Recife tava diferente, outro ritmo, eu comentava com amigos próximos que estava vivendo momentos de ''desindentificação'' com a cidade. E é justamente por causa de projetos que desumanizam ainda mais o lugar como esse Novo Recife, que eu me sentia com o pensamento de ''cadê minha cidade?''. Não é contra somente contra Moura Dubai que se protesta, mas contra todo um tipo de lógica que acha que ser desenvolvido é ter prédios gigantes, com uma arquitetura massificada (com azulejo de banheiro, segundo um dos textos que li). Acho que o movimento #OcupeEstelita vem pra dizer que a gente quer um lugar diferente pra viver e que isso seja discutido. Ter opinião contrária sobre o movimento é uma coisa, agora desqualificar quem organizou e quem foi pra rua no domingo já é desrespeito (já se confunde tanto o conceito da tal liberdade de expressão).

Nenhum comentário: