terça-feira, 8 de abril de 2008

Pode falar da Globo de novo?

Domingo à noite, aquela velha cena. Sofá, enfado e TV ligada vendo o quê? Fantástico!
Na pauta, um pediatra com dicas milagrosas para as crianças não fazerem escândalos; os gols da rodada do campeonato estadual, uma atriz entrevistada... Aquelas velhas coisas. Mas, eis que no meio dessa pasmaceira toda, uma matéria me chamou atenção. Calma, ela não era boa, era só uma daquelas reportagens em que a globo deixa claro, mais uma vez, seu cinismo ao lidar com a coisa pública, até a última instância. A matéria era sobre guardadores de carros, que estavam fazendo grandes negócios ao cobrarem uma taxa aos motoristas que estacionam os veículos nas ruas do Rio de Janeiro. Algumas frases me chamaram atenção como ‘’donos da rua’’, ‘’privatizaram o espaço publico’’; ‘’lotearam as vagas’’; ‘’falta fiscalização’’. Um dos entrevistados afirma que é um absurdo, e que é inadmissível a sociedade lidar com esse tipo de gente. Além disso, descobriu-se que policiais estavam envolvidos, etc e tal. Só sei, que no mesmo instante me veio aquela antiga e nebulosa questão das concessões dos canais de televisão... Vocês devem saber que não só a globo, mas a Record, o SBT, as redes TV, só funcionam graças a uma concessão pública. Isso mesmo, p-ú-b-l-i-c-a, todos pagam para os canais televisivos mostrarem o quiserem, na hora que quiserem. Se é público, todos têm direito a participação no processo de produção da programação, toda sociedade tem que ser ver representada... não era pra ser assim? Mas o que a gente vê, são verdadeiros oligopólios, capitanias hereditárias da informação. Eureka! (ainda se diz isso?) a globo faz a mesma coisa que os guardadores de carros (certo que em circunstancias bem diferentes e proporções maiores). Eles são que são os donos da rua, eles privatizam o espaço público, eles que loteiam as ondas dos satélites e compram o direito de todos! Se era pra todo mundo falar no canal, já que é publico, só eles que falam! E pode ter certeza Globo, falta fiscalização e sobram negociatas feitas à boca pequena! E eu como autora do texto concordo com o entrevistado: é um absurdo! e como é que a gente deixa que um parcelazinhainha da população fale pra um montãozão?! E devem ter pessoas peso pesado envolvidas nisso.
Gente, a concessão dos canais televisivos é pública!! Vocês me ouviram? E elas foram renovadas novamente em outubro do ano passado, tiveram atos para reivindicar transparência na renovação, porém acredito que nem alguns dos meus colegas do curso de jornalismo sabiam disso. Mais 15 anos de desmandos no nosso direito de nos comunicar. Vamos batalhar, vamos exigir o nosso direito de nos ver, de fato, na tela da TV. Ou vocês acham que a gente se vê por aqui?

5 comentários:

disse...

É verdade Ju. E quem sabe, talvez, com a Tv digital isso não mude. O medo é de continuar a mesma coisa. Porque no Barsil, parece que só ganha causas quem tem poder, e diga-se de passagem financeiro.

Bjo

Camila disse...

Poooooooooooode!

Amanda Pillar! disse...

Concordo plenamente com você!

Anônimo disse...

Fala, Juliana, tudo certo?
Tou passando rapido, mas vou voltar com calma. Gostei do teu blog.

te mais

Victor Rodrigues (aquele amigo de ricardo)

Milla disse...

se garantiu Ju...
bom texto!