segunda-feira, 7 de abril de 2008

RÁDIOS COMUNITÁRIAS: "SEM A NOSSA VOZ NÃO HÁ DEMOCRACIA".Nota Informativa das RÁDIOS COMUNITÁRIAS ao povo pernambucano

Gente, é importante a leitura desta nota....pois além de saber que tem muita gente lutando pelo direito de se comunicar, tem outras querendo barrar isso com histórias da carochinha!

No último dia 17 de março a Polícia Federal e a Agência Nacional deTelecomunicações – ANATEL percorreram a região metropolitana do Recife e ointerior do estado, com 18 equipes, na chamada operação: "Segurança noAr!", segundo uma denúncia de interferência na comunicação do AeroportoInternacional dos Guararapes. Esta ação foi amplamente divulgada pelastelevisões, rádios e jornais locais, nos acusando de CLANDESTINIDADE, decolocarmos em risco o TRÁFEGO AÉREO e de CONCORRÊNCIA DESLEAL.Esclarecemos que não somos clandestinas, pois toda a comunidade sabe nossoendereço, além de nos dar LEGITIMIDADE na defesa dos direitos e na práticadiária do exercício da comunicação comunitária.Não interferimos no tráfego aéreo, pois nossos equipamentos sãoAUTORIZADOS E HOMOLOGADOS pelo Ministério das Comunicações, que determinaa potência de 25wts conforme a legislação federal. Asrádios comerciais, por exemplo, trabalham com potências MAIORES. Comosustentar esta informação se dos 56 mandados, apenas 6 rádios estavam emtorno do Aeroporto, e quantas destas derrubaram aviões? Respondemos:NENHUMA!Quanto à concorrência desleal, nota-se o pouco conhecimento acerca dasrádios comunitárias, pois lutamos para garantir a sustentabilidade atravésdos apoios culturais, que nos ajudam a pagar as despesas de água, luz etelefone. Somos voluntários e voluntárias, como determina a Lei das RádiosComunitárias (9.612/98).Nossa existência surgiu, justamente da necessidade de desenvolveratividades que contribuíssem para transformar a comunidade e potencializaressa transformação para fortalecimento e consciência dos moradores emoradoras na busca de sua identidade cultural e política, através de suaprópria voz.Agradecemos a todos e todas que compreendem o nosso papel, que nosincentivam, que nos defendem nas comunidades e contribuem no dia-a-dia coma nossa existência.Agradecemos também, aos movimentos sociais, aos artistas independentes, asONG's, as entidades nacionais e internacionais que defendem o direitohumano a comunicação e aos parlamentares que defendem em seus mandatos aluta das rádios comunitárias.Agradecemos a nossa família que ao longo desses anos tem sofrido conosco,a perseguição promovida pelas campanhas freqüentes da grande mídia, quenos humilha e criminaliza pelo fato de estarmos exercendo legitimamente onosso direito a comunicação, conforme determina a Constituição Federal de1988.VIVA AS RÁDIOS COMUNITÁRIAS!VIVA O DIREITO HUMANO À COMUNICAÇÃO!ABRAÇO-PE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS - PEAMARC- ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DAS RÁDIOS COMUNITÁRIASFERCOM – FEDERAÇÃO DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS DE PERNAMBUCOARPE - ASSOCIAÇÃO DAS RÁDIOS POPULARES DE PERNAMBUCO

Um comentário:

disse...

É um absurdo isso! Tanta rádio pirata, rádio de politico, radio religiosa por aí, que só fazem mal e alienam o povo. Aí quando tem uma rádio com a proposta de melhorar a comunicação da sociedade, prestar serviços a comunidade, vem essas rádios comerciais e ficam brigando por um espaço mixuruca, quando elas tem um percentual tão grande da população. Ah, faça-me o favor!!!

Bjo